Fonds UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

image 06 image 01 image 02 image 07 image 03 image 04 image 05 image 08 image 09 image 10
Results 1 to 10 of 188 Show all

Identity area

Reference code

BR RSUFCSPA UFCSPA

Title

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Date(s)

  • 2008 (Creation)

Level of description

Fonds

Extent and medium

Documentos textuais. Aproximadamente 74 metros lineares de documentos.

Context area

Name of creator

Biographical history

Essa universidade é resultado de inúmeras transformações administrativas e jurídicas. A criação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre aconteceu por um contexto de carência de médicos no Estado do Rio Grande do Sul, além da criação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Esse fato poderia ocasionar a perda de professores da Faculdade de Medicina da UFRGS, pois essa fora transferida para o Hospital de Clinicas, podendo, dessa forma prejudicar, o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Posteriormente a isso, ocorreram inúmeras mudanças até que em 2008 adquiriu status de universidade.
No ano de 2008, no dia 11 de janeiro, a antiga FFFCMPA adquiriu status de universidade, passando a ser denominada Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A UFCSPA é uma instituição especializada na área da saúde e atualmente oferece os seguintes Cursos de Graduação: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Gestão em Saúde, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Alimentos, Toxicologia Analítica.
Em 2009 foi criado o curso de Enfermagem e Fisioterapia. Em 2010 foi criado o curso de Farmácia; em 2012 foi criado o curso de Gastronomia e Toxicologia Analítica. Em 2014 foram criado Física Médica, Gestão em Saúde, Informática Biomédica e Tecnologia em Alimentos.
Foi eleita como Reitora a Prof.ª Miriam da Costa Oliveira para mandato de 2008 a 2012. Sendo reeleita para mandato de 2012 a 2016.

Archival history

Esse acervo é recente, possuindo documentos relativos a transformação em universidade. Constitui-se documentos concernentes a pesquisa, ensino e extensão. Documentos de criação de cursos e expansão da universidade são muito importante nesse arquivo.

Immediate source of acquisition or transfer

Documentos acumulados e produzidos em função das atividades da universidade.

Content and structure area

Scope and content

Documentos produzidos e recebidos pela Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre no cumprimento das atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, assim como funções concernentes a atividade-meio

Appraisal, destruction and scheduling

Foram eliminados documentos referente à atividade-meio e atividade-fim. São guardadas amostras dos conjuntos documentais para demostrar como eram realizadas as atividades.
As atas da CPAD, assim como listagens e editais de eliminação estão disponíveis para consulta, através do contato com a Divisão de Arquivo

Accruals

Como é um fundo aberto os ingressos adicionais serão constante, sendo que as informações desse fundo deverão ser utilizados.

System of arrangement

Na construção do arranjo foram adotados os níveis fundo e série, composto pelas seguintes séries: Administração Geral; Ensino Superior; Pesquisa; Extensão; Assistência Estudantil; Assuntos Diversos.
Portanto, o fundo está organizado em série referente à atividade-meio e atividade-fim.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

O acesso aos documentos públicos está pautado pela Lei 8.159 de 08 de janeiro de 1959 e pela Lei 12.527 de 12 de novembro de 2011, denominada Lei de Acesso à Informação (LAI).
É permitido pesquisa mediante solicitação prévia. Documentos de caráter permanente são disponibilizados a comunidade interna e externa diretamente pela Divisão de Arquivo.
As informações são disponibilizadas por meio de contato com a Divisão de Arquivo por meio de correio eletrônico. Informações via contato telefônico não são permitidas.
A consulta é aberta à comunidade interna e externa, sem custos e sem limitação para a requisição de material a ser consultado. É obrigatório o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), tais como luvas e máscaras descartáveis a ser trazido pelo pesquisador.
O empréstimo de documentos é permitido aos órgãos internos da UFCSPA.
O empréstimo para finalidades administrativas é providenciado no prazo de 5 (cinco) dias uteis a partir da data de solicitação.
No caso de empréstimo para pesquisa é necessário um prazo de 60 (sessenta) dias uteis a partir da data da solicitação.

Conditions governing reproduction

Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Documentos em português, sem outra caracteres especiais de escrita.

Physical characteristics and technical requirements

Documentos em bom estado de conservação

Finding aids

Guia e inventário. O catálogo está em elaboração

Allied materials area

Existence and location of originals

Documentos originais. Encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.

Existence and location of copies

Na possibilidade de existência de cópias essas encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA

Related units of description

Está relacionada com o andamento das mudanças jurídicas e administrativas e com a posterior continuação dessa instituição como Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre

Notes area

Note

Fundo aberto

Alternative identifier(s)

Access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

UFCSPA

Institution identifier

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Rules and/or conventions used

ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2014.

DUCHEIN, Michel. O respeito aos fundos em Arquivística: princípios teóricos e problemas práticos. Arquivo & Administração, Rio de Janeiro, v. 10-14, n. 1, abr. 1986

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

25 de setembro de 2015

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos e demais pesquisas acadêmicas sobre a temática.

Archivist's note

Definição do arranjo e da descrição arquivística foi elaborada pela arquivista Graziella Cé, sob orientação do Professor Daniel Flores, também contando com uma equipe de estagiários.

Accession area