Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Identity area

Identifier

RSUFCSPA

Authorized form of name

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Parallel form(s) of name

  • UFCSPA

Other form(s) of name

Type

  • National
  • Educational

Contact area

 

Graziella Cé Primary contact

Type

Address

Street address

Ceará, 997

Locality

Porto Alegre

Region

Rio Grande do Sul

Country name

Brazil

Postal code

90240-511

Telephone

(51) 35193271

Fax

Email

URL

Note

Description area

History

Essa universidade é resultado de inúmeras transformações administrativas e jurídicas. A criação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre aconteceu por um contexto de carência de médicos no Estado do Rio Grande do Sul, além da criação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Esse fato poderia ocasionar a perda de professores da Faculdade de Medicina da UFRGS, pois essa fora transferida para o Hospital de Clinicas, podendo, dessa forma prejudicar, o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Posteriormente a isso, ocorreram inúmeras mudanças até que em 2008 adquiriu status de universidade.
No ano de 2008, no dia 11 de janeiro, a antiga FFFCMPA adquiriu status de universidade, passando a ser denominada Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A UFCSPA é uma instituição especializada na área da saúde e atualmente oferece os seguintes Cursos de Graduação: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Gestão em Saúde, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Alimentos, Toxicologia Analítica.
Em 2009 foi criado o curso de Enfermagem e Fisioterapia. Em 2010 foi criado o curso de Farmácia; em 2012 foi criado o curso de Gastronomia e Toxicologia Analítica. Em 2014 foram criado Física Médica, Gestão em Saúde, Informática Biomédica e Tecnologia em Alimentos.
Foi eleita como Reitora a Prof.ª Miriam da Costa Oliveira para mandato de 2008 a 2012. Sendo reeleita para mandato de 2012 a 2016.

Geographical and cultural context

Essa universidade está situada na região Sul do Brasil, na cidade de Porto Alegre.

Mandates/Sources of authority

Administrative structure

Records management and collecting policies

A UFCSPA sendo integrante do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, Sistema de Documentos de Arquivo da Administração Pública Federal - SIGA, e seguindo a política nacional de arquivos utiliza em seu trabalho de gestão documental a publicação feita pelo CONARQ da Resolução 14 no ano de 2001 que aprova as versões revisadas e ampliadas da Resolução nº 4, de 28 de março de 1996 referente a Classificação, Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativo às Atividades-Meio da Administração Pública. Nessa publicação está inserido o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio da Administração Pública Federal, sendo de uso obrigatório para as instituições vinculadas a Administração Pública Federal.
Também utiliza no que tange as atividades-fim, por meio da aprovação no dia 23 de setembro de 2011 pela Portaria nº 22 do Arquivo Nacional o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das IFES.
A transferência de documentos no arquivo é realizada mediante cumprimento da Ordem de Serviço nº 06/2009 - PROAD que define os procedimentos para transferência de documentos à Divisão de Arquivo.

Buildings

A UFCSPA possui três prédios no campi central e um prédio alugado para custódia dos documentos da instituição.

Holdings

A Divisão de Arquivos custodia documentos de caráter corrente e permanente.
Arquivo possui uma grande riqueza informacional, pois possui documentos referentes a todas as fases pelas quais a UFCSPA passou: de uma instituição especificamente privada, fundação privada, fundação pública e por fim uma autarquia vinculada diretamente à União.

Finding aids, guides and publications

Guia e Inventário

Access area

Opening times

De segunda a sexta, das 08h às 17h.
A Divisão de Arquivo não funciona em feriados.

Access conditions and requirements

Os documentos estão disponíveis para consulta, com exceção dos que possuem restrição de acesso. Documentos de caráter permanente são disponibilizados a comunidade interna e externa diretamente pela Divisão de Arquivo.
As informações são disponibilizadas por meio de contato com a Divisão de Arquivo por meio de correio eletrônico. Informações via contato telefônico não são permitidas.
A consulta é aberta à comunidade interna e externa, sem custos e sem limitação para a requisição de material a ser consultado. É obrigatório o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), tais como luvas e máscaras descartáveis a ser trazido pelo pesquisador.
O empréstimo de documentos é permitido aos órgãos internos da UFCSPA.
O empréstimo para finalidades administrativas é providenciado no prazo de 5 (cinco) dias uteis a partir da data de solicitação.
No caso de empréstimo para pesquisa é necessário um prazo de 60 (sessenta) dias uteis a partir da data da solicitação

Accessibility

Services area

Research services

O arquivo não dispõe de sala de pesquisa, nem computadores para essa atividade.

Reproduction services

Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico digitalização. As despesas com a reprodução são por conta do pesquisador

Public areas

Control area

Description identifier

UFCSPA

Institution identifier

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Rules and/or conventions used

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico. Rio de Janeiro: CONARQ, 2008.
ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/nobrade.pdf. Acesso em: 24 de novembro de 2015.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). CODEARQ: código de entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. Disponível em: www.conarq.arquivonacional.gov.br. Acesso em: 22 fev. 2009.

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation, revision and deletion

23 de setembro de 2015

Language(s)

Script(s)

Sources

Maintenance notes

Graziella Cé é a responsável pela revisão e manutenção das descrições registradas

Access points

Access Points

  • Education (Thematic area)
  • Clipboard

Primary contact

Ceará, 997
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
BR 90240-511