Series 000 - Administração Geral

Correspondência Correspondência Correspondência Parecer Parecer Parecer Parecer Correspondência Correspondência Correspondência
Results 1 to 10 of 2251 Show all

Identity area

Reference code

BR RSUFCSPA BR RSUFCSPA FFCMED-000

Title

Administração Geral

Date(s)

  • 1953-1969 (Accumulation)

Level of description

Series

Extent and medium

Documentos textuais não mensurados.

Context area

Name of creator

(1953-1969)

Administrative history

A criação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre aconteceu por um contexto de carência de médicos no Estado do Rio Grande do Sul, além da criação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Esse fato poderia ocasionar a perda de professores da então Faculdade de Medicina da UFRGS para esse hospital.
Nesse sentido o professor Ruy Cirne Lima (provedor em exercício da Santa Casa) propôs no dia 07 de dezembro de 1953, em sessão ordinária da Mesa Administrativa a fundação da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Proposta essa aprovada por unanimidade, sendo encaminhado um requerimento ao Arcebispo Dom Vicente Scherer, solicitando providências no atendimento do pedido.
Dom Vicente Scherer diz no Decreto de criação que atendendo ao requerimento da mesa administrativa da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e considerando os benefícios que, para a difusão da fé, o ensino e o mesmo hospital de indigente, que aquela Irmandade mantem, advirão da criação de uma Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
Então, foi criada em 08 de dezembro de 1953 por Decreto do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre com a denominação de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre e autorizada a funcionar pelo Decreto nº 50165, de 28 de janeiro de 1961, foi reconhecida pelo Decreto nº 54.234, de 02 de setembro de 1964.
A Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre estava ligada a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em 26 de abril de 1955, é publicado no Diário Oficial do Estado o estatuto desta faculdade.

Archival history

Esta série reflete a história administrativa e jurídica, incluindo as atividades concernentes a política de pessoal, ao controle material, patrimonial, assim como o orçamentário e financeiro. Também, traz informações sobre o funcionamento dessa instituição e das atividades de comunicação, documentação e informação.
Esses conjuntos documentais comprovam e testemunham as atividades da instituição, as mudanças institucionais e as administrativas, incluindo documentos relativos a criação dessa faculdade até aspectos relativos a construção de seus prédios.
Esta série reflete o início da estruturação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.

Immediate source of acquisition or transfer

Documentos custodiados pelo arquivo e fruto das funções e atividades dessa instituição.

Content and structure area

Scope and content

Reflete a história administrativa e jurídica desta instituição

Appraisal, destruction and scheduling

Foram eliminados documentos com temporalidade expirados de acordo com o código indicado. Sendo utilizado a tabela relativa as atividades-meio.

Accruals

Não existem previsão de ingressos adicionais de documentos nesse fundo.

System of arrangement

Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos relativos as atividades-meio. Sendo subdividido pelas seguintes subsérie: Organização e funcionamento; Pessoal; Material; Patrimônio; Orçamentos e finanças; Documentação e informação; Comunicação; Outros assuntos referentes à AG

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Permitido pesquisa mediante solicitação prévia

Conditions governing reproduction

Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Documentos em português, sem outros caracteres especiais de escrita.

Physical characteristics and technical requirements

Os documentos estão em estado de conservação regular, apresentando sujidades, furos, manchas, esmaecimento, enfraquecimento do suporte, podendo necessitar de pequenos reparos.

Finding aids

O catálogo está em elaboração.

Allied materials area

Existence and location of originals

Documentos originais. Encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.
Existe também a possibilidade de consulta a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Existence and location of copies

Na possibilidade de existência de cópias essas encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.
Existe também a possibilidade de consulta a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Related units of description

Está relacionada com o andamento das mudanças jurídicas e administrativas ocorridas ao longo do funcionamento desta instituição.

Publication note

Referente a essa unidade de descrição em 2007 foi publicado um livro denominado "Memórias da criação da Fundação Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.

Publication note

Foram realizados trabalhos para conclusão de curso e relatório de estágio de estudantes de Arquivologia que utilizaram a temática bem como a documentação custodiada pelo arquivo.

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

FFCMED

Institution identifier

Faculdade Católica de Medicina

Rules and/or conventions used

ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

04 de dezembro de 2015.

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos e demais pesquisas acadêmicas sobre a temática

Archivist's note

Definição do arranjo e da descrição arquivística foi elaborada pela arquivista Graziella Cé, sob orientação do Professor Daniel Flores, também contando com uma equipe de estagiários.

Accession area