Series 100 - Ensino Superior

image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 02
Results 1 to 10 of 13 Show all

Identity area

Reference code

BR RSUFCSPA UFCSPA-100

Title

Ensino Superior

Date(s)

  • 2008 a atual (Creation)

Level of description

Series

Extent and medium

Documentos textuais não mensurados.

Context area

Name of creator

Biographical history

Essa universidade é resultado de inúmeras transformações administrativas e jurídicas. A criação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre aconteceu por um contexto de carência de médicos no Estado do Rio Grande do Sul, além da criação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Esse fato poderia ocasionar a perda de professores da Faculdade de Medicina da UFRGS, pois essa fora transferida para o Hospital de Clinicas, podendo, dessa forma prejudicar, o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Posteriormente a isso, ocorreram inúmeras mudanças até que em 2008 adquiriu status de universidade.
No ano de 2008, no dia 11 de janeiro, a antiga FFFCMPA adquiriu status de universidade, passando a ser denominada Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A UFCSPA é uma instituição especializada na área da saúde e atualmente oferece os seguintes Cursos de Graduação: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Gestão em Saúde, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Alimentos, Toxicologia Analítica.
Em 2009 foi criado o curso de Enfermagem e Fisioterapia. Em 2010 foi criado o curso de Farmácia; em 2012 foi criado o curso de Gastronomia e Toxicologia Analítica. Em 2014 foram criado Física Médica, Gestão em Saúde, Informática Biomédica e Tecnologia em Alimentos.
Foi eleita como Reitora a Prof.ª Miriam da Costa Oliveira para mandato de 2008 a 2012. Sendo reeleita para mandato de 2012 a 2016.

Archival history

O acervo documental referente ao ensino superior dispõe de conjuntos documentais concernentes as atividades acadêmicas, incluindo os cursos de graduação e pós-graduação. Constituindo-se um acervo riquíssimo para pesquisas do ensino médico no Rio Grande do Sul, trazendo de uma forma geral documentos referentes à concepção, organização e funcionamento do ensino superior, com documentação de programas didáticos, informações de matrícula e da vida acadêmica dos alunos.
Possui documentos relativos à criação dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia no ano de 2009; Farmácia no ano de 2010; Gastronomia e Toxicologia Analítica no ano de 2012; Física Médica, Gestão em Saúde, Informática Biomédica e Tecnologia em Alimentos no ano de 2014.
A Divisão de Arquivo salvaguarda a documentação referente à graduação a citar livros de chamada, dossiês de alunos, livro de matricula, atas de estágio, dentre outros. Quanto à pós-graduação, inclusive a residência médica, possui documentos referentes a curso de especialização, além de documentos concernentes a vida acadêmica dos estudantes.
Os documentos são tratados arquivisticamente por meio do acondicionamento adequado, agrupados e ordenados cronologicamente

Immediate source of acquisition or transfer

Documentos custodiados pelo arquivo e fruto das funções e atividades dessa instituição.

Content and structure area

Scope and content

Os documentos desse momento histórico reflete a vida acadêmica dos alunos de graduação, pós-graduação e da residência médica

Appraisal, destruction and scheduling

Foram eliminados documentos com temporalidade expirados de acordo com o código indicado.

Accruals

Por ser um fundo aberto receberá ingressos adicionais, conforme andamento das atividades.

System of arrangement

Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos de Arquivo relativo às atividades-fim das IFES, que subdivide a Série “Ensino Superior” em cinco subséries: Normatização.Regulamentação; Cursos de Graduação; Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu; Outros assuntos referentes ao ensino superior

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Permitido pesquisa mediante solicitação prévia.

Conditions governing reproduction

Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Documentos em português, sem outros caracteres especiais de escrita.

Physical characteristics and technical requirements

Documentos em suporte de papel, estando em estado de conservação regular, apresentando sujidades, furos, esmaecimento e enfraquecimento do suporte.

Finding aids

O catálogo está em elaboração.

Allied materials area

Existence and location of originals

Documentos originais. Encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.

Existence and location of copies

Na possibilidade de existência de cópias essas encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.

Related units of description

Está relacionada com o andamento das mudanças no ensino e com a posterior continuação dessa instituição como Fundação Federal de Ciências de Médicas de Porto Alegre.

Publication note

Notes area

Note

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

UFCSPA

Institution identifier

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Rules and/or conventions used

ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

04 de Dezembro de 2015.

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos e demais pesquisas acadêmicas sobre a temática.

Archivist's note

Accession area