Séries 100 - Ensino Superior

image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 01 image 02
Resultados 1 até 10 de 13 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR RSUFCSPA UFCSPA-100

Título

Ensino Superior

Data(s)

  • 2008 a atual (Produção)

Nível de descrição

Séries

Dimensão e suporte

Documentos textuais não mensurados.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

Essa universidade é resultado de inúmeras transformações administrativas e jurídicas. A criação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre aconteceu por um contexto de carência de médicos no Estado do Rio Grande do Sul, além da criação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Esse fato poderia ocasionar a perda de professores da Faculdade de Medicina da UFRGS, pois essa fora transferida para o Hospital de Clinicas, podendo, dessa forma prejudicar, o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Posteriormente a isso, ocorreram inúmeras mudanças até que em 2008 adquiriu status de universidade.
No ano de 2008, no dia 11 de janeiro, a antiga FFFCMPA adquiriu status de universidade, passando a ser denominada Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A UFCSPA é uma instituição especializada na área da saúde e atualmente oferece os seguintes Cursos de Graduação: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Gestão em Saúde, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Alimentos, Toxicologia Analítica.
Em 2009 foi criado o curso de Enfermagem e Fisioterapia. Em 2010 foi criado o curso de Farmácia; em 2012 foi criado o curso de Gastronomia e Toxicologia Analítica. Em 2014 foram criado Física Médica, Gestão em Saúde, Informática Biomédica e Tecnologia em Alimentos.
Foi eleita como Reitora a Prof.ª Miriam da Costa Oliveira para mandato de 2008 a 2012. Sendo reeleita para mandato de 2012 a 2016.

História do arquivo

O acervo documental referente ao ensino superior dispõe de conjuntos documentais concernentes as atividades acadêmicas, incluindo os cursos de graduação e pós-graduação. Constituindo-se um acervo riquíssimo para pesquisas do ensino médico no Rio Grande do Sul, trazendo de uma forma geral documentos referentes à concepção, organização e funcionamento do ensino superior, com documentação de programas didáticos, informações de matrícula e da vida acadêmica dos alunos.
Possui documentos relativos à criação dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia no ano de 2009; Farmácia no ano de 2010; Gastronomia e Toxicologia Analítica no ano de 2012; Física Médica, Gestão em Saúde, Informática Biomédica e Tecnologia em Alimentos no ano de 2014.
A Divisão de Arquivo salvaguarda a documentação referente à graduação a citar livros de chamada, dossiês de alunos, livro de matricula, atas de estágio, dentre outros. Quanto à pós-graduação, inclusive a residência médica, possui documentos referentes a curso de especialização, além de documentos concernentes a vida acadêmica dos estudantes.
Os documentos são tratados arquivisticamente por meio do acondicionamento adequado, agrupados e ordenados cronologicamente

Procedência

Documentos custodiados pelo arquivo e fruto das funções e atividades dessa instituição.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os documentos desse momento histórico reflete a vida acadêmica dos alunos de graduação, pós-graduação e da residência médica

Avaliação, selecção e eliminação

Foram eliminados documentos com temporalidade expirados de acordo com o código indicado.

Ingressos adicionais

Por ser um fundo aberto receberá ingressos adicionais, conforme andamento das atividades.

Sistema de arranjo

Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos de Arquivo relativo às atividades-fim das IFES, que subdivide a Série “Ensino Superior” em cinco subséries: Normatização.Regulamentação; Cursos de Graduação; Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu; Outros assuntos referentes ao ensino superior

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Permitido pesquisa mediante solicitação prévia.

Condiçoes de reprodução

Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Documentos em português, sem outros caracteres especiais de escrita.

Características físicas e requisitos técnicos

Documentos em suporte de papel, estando em estado de conservação regular, apresentando sujidades, furos, esmaecimento e enfraquecimento do suporte.

Instrumentos de descrição

O catálogo está em elaboração.

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Documentos originais. Encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.

Existência e localização de cópias

Na possibilidade de existência de cópias essas encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.

Unidades de descrição relacionadas

Está relacionada com o andamento das mudanças no ensino e com a posterior continuação dessa instituição como Fundação Federal de Ciências de Médicas de Porto Alegre.

Nota de publicação

Foram realizados trabalhos para conclusão de curso e relatório de estágio de estudantes de Arquivologia que utilizaram a temática bem como a documentação custodiada pelo arquivo.

Área de notas

Nota

O fundo evidencia a última mudança jurídica e administrativa de grande significado, pois houve a transformação desta instituição enquanto Universidade.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

UFCSPA

Identificador da instituição

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Regras ou convenções utilizadas

ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

04 de Dezembro de 2015.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos e demais pesquisas acadêmicas sobre a temática.

Nota do arquivista

Definição do arranjo e da descrição arquivística foi elaborada pela arquivista Graziella Cé, sob orientação do Professor Daniel Flores, também contando com uma equipe de estagiários.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados