Séries 000 - Administração Geral

Correspondência Correspondência Correspondência Parecer Parecer Parecer Parecer Correspondência Correspondência Correspondência
Resultados 1 até 10 de 2251 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR RSUFCSPA BR RSUFCSPA FFCMED-000

Título

Administração Geral

Data(s)

  • 1953-1969 (Acumulação)

Nível de descrição

Séries

Dimensão e suporte

Documentos textuais não mensurados.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1953-1969)

História administrativa

A criação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre aconteceu por um contexto de carência de médicos no Estado do Rio Grande do Sul, além da criação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Esse fato poderia ocasionar a perda de professores da então Faculdade de Medicina da UFRGS para esse hospital.
Nesse sentido o professor Ruy Cirne Lima (provedor em exercício da Santa Casa) propôs no dia 07 de dezembro de 1953, em sessão ordinária da Mesa Administrativa a fundação da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Proposta essa aprovada por unanimidade, sendo encaminhado um requerimento ao Arcebispo Dom Vicente Scherer, solicitando providências no atendimento do pedido.
Dom Vicente Scherer diz no Decreto de criação que atendendo ao requerimento da mesa administrativa da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e considerando os benefícios que, para a difusão da fé, o ensino e o mesmo hospital de indigente, que aquela Irmandade mantem, advirão da criação de uma Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
Então, foi criada em 08 de dezembro de 1953 por Decreto do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre com a denominação de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre e autorizada a funcionar pelo Decreto nº 50165, de 28 de janeiro de 1961, foi reconhecida pelo Decreto nº 54.234, de 02 de setembro de 1964.
A Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre estava ligada a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em 26 de abril de 1955, é publicado no Diário Oficial do Estado o estatuto desta faculdade.

História do arquivo

Esta série reflete a história administrativa e jurídica, incluindo as atividades concernentes a política de pessoal, ao controle material, patrimonial, assim como o orçamentário e financeiro. Também, traz informações sobre o funcionamento dessa instituição e das atividades de comunicação, documentação e informação.
Esses conjuntos documentais comprovam e testemunham as atividades da instituição, as mudanças institucionais e as administrativas, incluindo documentos relativos a criação dessa faculdade até aspectos relativos a construção de seus prédios.
Esta série reflete o início da estruturação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.

Procedência

Documentos custodiados pelo arquivo e fruto das funções e atividades dessa instituição.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reflete a história administrativa e jurídica desta instituição

Avaliação, selecção e eliminação

Foram eliminados documentos com temporalidade expirados de acordo com o código indicado. Sendo utilizado a tabela relativa as atividades-meio.

Ingressos adicionais

Não existem previsão de ingressos adicionais de documentos nesse fundo.

Sistema de arranjo

Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos relativos as atividades-meio. Sendo subdividido pelas seguintes subsérie: Organização e funcionamento; Pessoal; Material; Patrimônio; Orçamentos e finanças; Documentação e informação; Comunicação; Outros assuntos referentes à AG

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Permitido pesquisa mediante solicitação prévia

Condiçoes de reprodução

Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Documentos em português, sem outros caracteres especiais de escrita.

Características físicas e requisitos técnicos

Os documentos estão em estado de conservação regular, apresentando sujidades, furos, manchas, esmaecimento, enfraquecimento do suporte, podendo necessitar de pequenos reparos.

Instrumentos de descrição

O catálogo está em elaboração.

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Documentos originais. Encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.
Existe também a possibilidade de consulta a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Existência e localização de cópias

Na possibilidade de existência de cópias essas encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.
Existe também a possibilidade de consulta a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Unidades de descrição relacionadas

Está relacionada com o andamento das mudanças jurídicas e administrativas ocorridas ao longo do funcionamento desta instituição.

Nota de publicação

Referente a essa unidade de descrição em 2007 foi publicado um livro denominado "Memórias da criação da Fundação Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.

Nota de publicação

Foram realizados trabalhos para conclusão de curso e relatório de estágio de estudantes de Arquivologia que utilizaram a temática bem como a documentação custodiada pelo arquivo.

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

FFCMED

Identificador da instituição

Faculdade Católica de Medicina

Regras ou convenções utilizadas

ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

04 de dezembro de 2015.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos e demais pesquisas acadêmicas sobre a temática

Nota do arquivista

Definição do arranjo e da descrição arquivística foi elaborada pela arquivista Graziella Cé, sob orientação do Professor Daniel Flores, também contando com uma equipe de estagiários.

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados