Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1953-1969 (Produção)
Nível de descrição
Subséries
Dimensão e suporte
Documento em suporte de papel. Aproximadamente 1 metro linear de documentos.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A criação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre aconteceu por um contexto de carência de médicos no Estado do Rio Grande do Sul, além da criação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Esse fato poderia ocasionar a perda de professores da então Faculdade de Medicina da UFRGS para esse hospital.
Nesse sentido o professor Ruy Cirne Lima (provedor em exercício da Santa Casa) propôs no dia 07 de dezembro de 1953, em sessão ordinária da Mesa Administrativa a fundação da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Proposta essa aprovada por unanimidade, sendo encaminhado um requerimento ao Arcebispo Dom Vicente Scherer, solicitando providências no atendimento do pedido.
Dom Vicente Scherer diz no Decreto de criação que atendendo ao requerimento da mesa administrativa da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e considerando os benefícios que, para a difusão da fé, o ensino e o mesmo hospital de indigente, que aquela Irmandade mantem, advirão da criação de uma Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
Então, foi criada em 08 de dezembro de 1953 por Decreto do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre com a denominação de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre e autorizada a funcionar pelo Decreto nº 50165, de 28 de janeiro de 1961, foi reconhecida pelo Decreto nº 54.234, de 02 de setembro de 1964.
A Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre estava ligada a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em 26 de abril de 1955, é publicado no Diário Oficial do Estado o estatuto desta faculdade.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Incluem-se normas, regulamentações, diretrizes, procedimentos, estudos
e/ou decisões de caráter geral.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos relativos as atividades-meio. Sendo subdividido pelas seguintes subsérie: Organização e funcionamento; Pessoal; Material; Patrimônio; Orçamentos e finanças; Documentação e informação; Comunicação; Outros assuntos referentes à AG. A subsérie: "organização e funcionamento" se subdivide em subgrupo, dossiê e item documental.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.