Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1969-1980 (Acumulação)
Nível de descrição
Séries
Dimensão e suporte
Documentos textuais não mensurados.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A Fundação Faculdade Católica de Medicina tornou-se um órgão de direito privado, dotada de personalidade jurídica de direito privado e vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, passando a ter o nome de Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre no dia 22 de agosto de 1969 pelo Decreto-Lei n° 781. Sendo que segundo o Decreto-lei nº 781 de 22 de agosto de 1969 a administração dessa fundação será por um Conselho de 5 membros, nomeados pelo Presidente da República, e dos quais, um será o Cardeal Arcebispo de Porto Alegre, outro o provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e outro pelo Diretor da Faculdade Católica de Medicina. Membros esses obrigatórios.
O parecer n° 908/70 do Conselho Federal de Educação comunica ser favorável à aprovação do Regimento da Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
Em 1969 passa a ser um fundo autônomo, em que os recursos são reinvestidos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Esse conjunto documental reflete à concepção, organização e desenvolvimento das ações de pesquisa. A pesquisa nesse momento histórico era incipiente, mas mesmo assim se encontram relatório anual de atividades de pesquisa e das disciplinas. Assim como, concessões de ajuda de custos relacionadas a pesquisas de Biofísica e impressão da revista pesquisa médica. Também, apresenta licença para realização de pesquisa no laboratório de Parasitologia e projetos de pesquisa na área de Ciências do Esporte
Procedência
Documentos custodiados pelo arquivo e fruto das funções e atividades dessa instituição.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos desse momento histórico refletem ações mais consistentes no que tange a pesquisa
Avaliação, selecção e eliminação
Não houve eliminação.
Ingressos adicionais
Não há previsão de ingressos adicionais.
Sistema de arranjo
Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos de Arquivo relativo às atividades-fim das IFES, que subdivide a série pesquisa nas subséries: Normatização e regulamentação; Programa de pesquisa; Iniciação cientifica; Transferência e inovação tecnológica; Ética em pesquisa; Outros assuntos referentes à pesquisa
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Permitido pesquisa mediante solicitação prévia
Condiçoes de reprodução
Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Documentos em português, sem outra caracteres especiais de escrita.
Características físicas e requisitos técnicos
Documentos em suporte de papel, estando em estado de conservação regular, apresentando sujidades, furos, esmaecimento e enfraquecimento do suporte.
Instrumentos de descrição
O catálogo está em elaboração
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Documentos originais. Encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA. Existe também a possibilidade de consulta a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, visto que a faculdade estava ligada diretamente a Santa Casa.
Existência e localização de cópias
Existe também a possibilidade de consulta a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, visto que a faculdade estava ligada diretamente a Santa Casa.
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Foram realizados trabalhos para conclusão de curso e relatório de estágio de estudantes de Arquivologia que utilizaram a temática bem como a documentação custodiada pelo arquivo.
Área de notas
Nota
Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre, Divisão de Arquivo.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
07 de dezembro de 2015
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos e demais pesquisas acadêmicas sobre a temática.
Nota do arquivista
Definição do arranjo e da descrição arquivística foi elaborada pela arquivista Graziella Cé, sob orientação do Professor Daniel Flores, também contando com uma equipe de estagiários.