Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Faculdade Católica

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

FFFCMED

área de descrição

Datas de existência

1969-1980

Histórico

A Fundação Faculdade Católica de Medicina tornou-se um órgão de direito privado, dotada de personalidade jurídica de direito privado e vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, passando a ter o nome de Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre no dia 22 de agosto de 1969 pelo Decreto-Lei n° 781. Sendo que segundo o Decreto-lei nº 781 de 22 de agosto de 1969 a administração dessa fundação será por um Conselho de 5 membros, nomeados pelo Presidente da República, e dos quais, um será o Cardeal Arcebispo de Porto Alegre, outro o provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e outro pelo Diretor da Faculdade Católica de Medicina. Membros esses obrigatórios.
O parecer n° 908/70 do Conselho Federal de Educação comunica ser favorável à aprovação do Regimento da Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
Em 1969 passa a ser um fundo autônomo, em que os recursos são reinvestidos.

Locais

Brasil. Rio Grande do Sul. Porto Alegre

Estado Legal

Decreto-Lei n° 781 do dia 22 de agosto de 1969

funções, ocupações e atividades

A Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre tem como finalidade: ministrar o ensino médico de modo a permitir a formação de profissionais aptos ao exercício da Medicina; promover a investigação científica, seja a pesquisa experimental, seja a clínica, visando a evolução e o aperfeiçoamento da Medicina e a divulgação científica e técnica, especialmente aplicáveis, em bases nacionais, à cito-oncologia; contribuir para o aprimoramento da cultura e da ciências médicas, através de atividades de ordem científica, educativa e social; e ministrar o ensino médico tendo em vista a formação de professores de Medicina.

Mandatos/Fontes de autoridade

O Regimento e o Estatuto da Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre funciona como fonte de autoridade para os poderes, funções e responsabilidades dessa faculdade, além do Decreto-Lei n° 781 do dia 22 de agosto de 1969

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

A transformação de uma Faculdade Católica para uma Fundação Faculdade Católica é instituída por iniciativa particular, sendo considerada como uma instituição com a finalidade para servir a certo fim de utilidade pública e/ou atuando em benefício da sociedade, sendo submetido ao direito comum em tudo aquilo que não foi definido por norma pública. O contexto dessa transformação refere-se a dificuldades econômicas enfrentadas na manutenção dessa faculdade. Nesse sentido, como fundação pode receber investimentos e realocá-los.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ocupações

Área de controle

Identificador de autoridade arquivística de documentos

BR RSUFCSPA FFFCMED

Identificador da instituição

Fundação Faculdade Católica de Medicina

Regras ou convenções utilizadas

Fundo fechado

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e eliminação

23 de setembro de 2015

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Graziella Cé, arquivista, é a responsável pela revisão e manutenção das descrições registradas.

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Lugares relacionados