Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Faculdade de Medicina

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

FCMPA

área de descrição

Datas de existência

1953-1969

Histórico

A criação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre aconteceu por um contexto de carência de médicos no Estado do Rio Grande do Sul, além da criação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Esse fato poderia ocasionar a perda de professores da então Faculdade de Medicina da UFRGS para esse hospital.
Nesse sentido o professor Ruy Cirne Lima (provedor em exercício da Santa Casa) propôs no dia 07 de dezembro de 1953, em sessão ordinária da Mesa Administrativa a fundação da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Proposta essa aprovada por unanimidade, sendo encaminhado um requerimento ao Arcebispo Dom Vicente Scherer, solicitando providências no atendimento do pedido.
Dom Vicente Scherer diz no Decreto de criação que atendendo ao requerimento da mesa administrativa da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e considerando os benefícios que, para a difusão da fé, o ensino e o mesmo hospital de indigente, que aquela Irmandade mantem, advirão da criação de uma Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
Então, foi criada em 08 de dezembro de 1953 por Decreto do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre com a denominação de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre e autorizada a funcionar pelo Decreto nº 50165, de 28 de janeiro de 1961, foi reconhecida pelo Decreto nº 54.234, de 02 de setembro de 1964.
A Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre estava ligada a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em 26 de abril de 1955, é publicado no Diário Oficial do Estado o estatuto desta faculdade.

Locais

Estado Legal

A Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre é criada por Decreto, sendo autorizada a funcionar pelo Decreto nº 50165, de 28 de janeiro de 1961 e reconhecida pelo Decreto nº 54.234, de 02 de setembro de 1964.

funções, ocupações e atividades

Essa faculdade tinha como função ministrar o ensino médico de modo a permitir a formação de profissionais aptos ao exercício da Medicina; promover a investigação científica, seja a pesquisa experimental, seja a clínica, visando a evolução e o aperfeiçoamento da Medicina; contribuir para o aprimoramento da cultura e da ciências médicas, através de atividades de ordem científica, educativa e social; e ministrar o ensino médico tendo em vista a formação de professores de Medicina

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

A criação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre aconteceu por um contexto de carência de médicos no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1954 houve a criação de uma Faculdade de Medicina na cidade de Santa Maria, visando o atendimento da região central, noroeste e sudoeste desse estado. No entanto, a carência ainda era notória, sendo que muitos locais faltavam médicos para atender a população.
A criação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre foi um fator determinante, pois isso poderia ocasionar a perda de professores da então Faculdade de Medicina da UFRGS em exercício na Santa Casa para esse hospital.
Nesse sentido o professor Ruy Cirne Lima (provedor em exercício da Santa Casa) propôs no dia 07 de dezembro de 1953, em sessão ordinária da Mesa Administrativa a fundação da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Proposta essa aprovada por unanimidade, sendo encaminhado um requerimento ao Arcebispo Dom Vicente Scherer - solicitando providências no atendimento do pedido.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ocupações

Área de controle

Identificador de autoridade arquivística de documentos

BR RSUFCSPA FFCMED

Identificador da instituição

Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e eliminação

26 de setembro de 2015

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Revisões e manutenções das descrições ficarão a cargo da arquivista Graziella Cé

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Lugares relacionados