Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1969-1980 (Acumulação)
Nível de descrição
Séries
Dimensão e suporte
Documentos textuais não mensurados.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A Fundação Faculdade Católica de Medicina tornou-se um órgão de direito privado, dotada de personalidade jurídica de direito privado e vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, passando a ter o nome de Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre no dia 22 de agosto de 1969 pelo Decreto-Lei n° 781. Sendo que segundo o Decreto-lei nº 781 de 22 de agosto de 1969 a administração dessa fundação será por um Conselho de 5 membros, nomeados pelo Presidente da República, e dos quais, um será o Cardeal Arcebispo de Porto Alegre, outro o provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e outro pelo Diretor da Faculdade Católica de Medicina. Membros esses obrigatórios.
O parecer n° 908/70 do Conselho Federal de Educação comunica ser favorável à aprovação do Regimento da Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
Em 1969 passa a ser um fundo autônomo, em que os recursos são reinvestidos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O acervo documental referente ao ensino superior dispõe de conjuntos documentais concernentes as atividades acadêmicas, incluindo os cursos de graduação e pós-graduação. Constituindo-se um acervo riquíssimo para pesquisas do ensino médico no Rio Grande do Sul, trazendo de uma forma geral documentos referentes à concepção, organização e funcionamento do ensino superior, com documentação de programas didáticos, informações de matrícula e da vida acadêmica dos alunos. A Divisão de Arquivo custodia a documentação referente à graduação: livros de chamada, dossiês de alunos, cardex, livro de matrícula, atas de estágio. Quanto à pós-graduação possui documentos referentes a curso de especialização, além de documentos concernentes a vida acadêmica dos acadêmicos.Os documentos são tratados arquivisticamente por meio do acondicionamento adequado, agrupados e ordenados cronologicamente
Procedência
Documentos custodiados pelo arquivo e fruto das funções e atividades dessa instituição.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos evidenciam a vida acadêmica dos alunos de graduação, pós-graduação e da residência médica
Avaliação, selecção e eliminação
Foram eliminados documentos com temporalidade expirados de acordo com o código indicado.
Ingressos adicionais
Não há previsão de ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos de Arquivo relativo às atividades-fim das IFES, que subdivide a Série “Ensino Superior” em cinco subséries: Normatização. Regulamentação; Cursos de Graduação; Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu; Outros assuntos referentes ao ensino superior
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
É permitido pesquisa mediante solicitação prévia
Condiçoes de reprodução
Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Documentos em português, sem outros caracteres especiais de escrita.
Características físicas e requisitos técnicos
Os documentos estão em estado de conservação regular, apresentando sujidades, furos, manchas, esmaecimento, enfraquecimento do suporte, podendo necessitar de pequenos reparos.
Instrumentos de descrição
O catálogo está em elaboração.
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Documentos originais. Encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.
Existe também a possibilidade de consulta a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Existência e localização de cópias
Na possibilidade de existência de cópias essas encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA. Existem também a possibilidade de verificação na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Foram realizados trabalhos para conclusão de curso e relatório de estágio de estudantes de Arquivologia que utilizaram a temática bem como a documentação custodiada pelo arquivo.
Área de notas
Nota
Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre, Divisão de Arquivo.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
07 de dezembro de 2015
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos e demais pesquisas acadêmicas sobre a temática.
Nota do arquivista
Definição do arranjo e da descrição arquivística foi elaborada pela arquivista Graziella Cé, sob orientação do Professor Daniel Flores, também contando com uma equipe de estagiários.