Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1987-2008 (Acumulação)
Nível de descrição
Séries
Dimensão e suporte
Documentos textuais não mensurados.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Esta série reflete a história administrativa e jurídica, incluindo as atividades concernentes à política de pessoal, ao controle material e patrimonial, assim como o orçamentário e financeiro. Também, traz informações das atividades de comunicação, documentação e informação.
Esses conjuntos documentais comprovam e testemunham as atividades da instituição como fundação pública, sendo que os funcionários da instituição passam ao regime jurídico estatutário, seguindo leis emitidas diretamente pelo governo federal. Ainda nesse âmbito, enquanto instituição essencialmente pública segue as políticas definidas pelo MEC em todos os âmbitos de sua atuação, pois não tem mais a parte privada que fazia parte de sua constituição; a incidência de impostos e o repasse de orçamento (outras fontes de recursos, pois não existem mais o capital privado) também sofrem alterações
Procedência
Documentos custodiados pelo arquivo e fruto das funções e atividades dessa instituição.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reflete a história administrativa e jurídica, incluindo as atividades da administração geral, com enfoque para as alterações jurídicas e administrativas
Avaliação, selecção e eliminação
Foram eliminados documentos com temporalidade expirados de acordo com o código indicado.
Ingressos adicionais
Não existem previsão de ingressos adicionais de documentos.
Sistema de arranjo
Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos relativos as atividades-meio. Sendo subdividido pelas seguintes subsérie: Organização e funcionamento; Pessoal; Material; Patrimônio; Orçamentos e finanças; Documentação e informação; Comunicação; Outros assuntos referentes a AG
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Permitido pesquisa mediante solicitação prévia
Condiçoes de reprodução
Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Os documentos estão em estado de conservação regular, apresentando sujidades, furos, manchas, esmaecimento, enfraquecimento do suporte, podendo necessitar de pequenos reparos.
Instrumentos de descrição
O catálogo está em elaboração.
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Documentos originais. Encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.
Existência e localização de cópias
Na possibilidade de existência de cópias essas encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Referente a essa unidade de descrição em 2007 foi publicado um livro denominado "Memórias da criação da Fundação Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre
Área de notas
Nota
Foram realizados trabalhos para conclusão de curso e relatório de estágio de estudantes de Arquivologia que utilizaram a temática bem como a documentação custodiada pelo arquivo.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2014.
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
08 de dezembro de 2015
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos e demais pesquisas acadêmicas sobre a temática.
Nota do arquivista
Definição do arranjo e da descrição arquivística foi elaborada pela arquivista Graziella Cé, sob orientação do Professor Daniel Flores, também contando com uma equipe de estagiários.