Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1969-1980 (Acumulação)
Nível de descrição
Séries
Dimensão e suporte
Documentos textuais não mensurados.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A Fundação Faculdade Católica de Medicina tornou-se um órgão de direito privado, dotada de personalidade jurídica de direito privado e vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, passando a ter o nome de Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre no dia 22 de agosto de 1969 pelo Decreto-Lei n° 781. Sendo que segundo o Decreto-lei nº 781 de 22 de agosto de 1969 a administração dessa fundação será por um Conselho de 5 membros, nomeados pelo Presidente da República, e dos quais, um será o Cardeal Arcebispo de Porto Alegre, outro o provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e outro pelo Diretor da Faculdade Católica de Medicina. Membros esses obrigatórios.
O parecer n° 908/70 do Conselho Federal de Educação comunica ser favorável à aprovação do Regimento da Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
Em 1969 passa a ser um fundo autônomo, em que os recursos são reinvestidos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A Divisão de Arquivo custodia documentos relativos à fase de solicitação de federalização dessa instituição. Em 1969 foi autorizada a funcionar como “fundação de direito privado”, por força do Decreto-Lei nº 781. Os registros documentais desses trâmites estão dispostos nesse acervo.
A documentação de pessoal tem detalhes bem específicos no que tange a atrasos de pagamento de salários sendo necessário envio de correspondência à direção para possível liberação de pagamento, demonstrando realmente as dificuldades para manter essa faculdade. Nos documentos ainda fica explícito o caráter religioso e sua influência cultural na construção social e estrutural dessa faculdade. Incluem conjuntos documentais de atividades concernentes à política de pessoal, ao controle material, patrimonial, assim como o orçamentário e financeiro. Também traz informações das atividades de comunicação, documentação e informação.
Procedência
Documentos custodiados pelo arquivo e fruto das funções e atividades dessa instituição.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reflete a história administrativa e jurídica, incluindo as atividades da administração geral, com enfoque especial para o início do processo de federalização da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre
Avaliação, selecção e eliminação
Foram eliminados documentos com temporalidade expirados de acordo com o código indicado.
Ingressos adicionais
Não existem previsão de ingressos adicionais de documentos.
Sistema de arranjo
Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos relativos as atividades-meio. Sendo subdividido pelas seguintes subsérie: Organização e funcionamento; Pessoal; Material; Patrimônio; Orçamentos e finanças; Documentação e informação; Comunicação; Outros assuntos referentes a AG
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Permitido pesquisa mediante solicitação prévia
Condiçoes de reprodução
Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Os documentos estão em estado de conservação regular, apresentando sujidades, furos, manchas, esmaecimento, enfraquecimento do suporte, podendo necessitar de pequenos reparos.
Instrumentos de descrição
O catálogo está em elaboração.
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Documentos originais. Encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.
Existe também a possibilidade de consulta a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Existência e localização de cópias
Na possibilidade de existência de cópias essas encontram-se na Divisão de Arquivo da UFCSPA.
Existe também a possibilidade de consulta a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Referente a essa unidade de descrição em 2007 foi publicado um livro denominado "Memórias da criação da Fundação Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre
Nota de publicação
Foram realizados trabalhos para conclusão de curso e relatório de estágio de estudantes de Arquivologia que utilizaram a temática bem como a documentação custodiada pelo arquivo.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
07 de dezembro de 2015
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos e demais pesquisas acadêmicas sobre a temática
Nota do arquivista
Definição do arranjo e da descrição arquivística foi elaborada pela arquivista Graziella Cé, sob orientação do Professor Daniel Flores, também contando com uma equipe de estagiários.